QUAL A MADEIRA MAIS INDICADA PARA PERGOLADOS?

Escolhendo a madeira ideal.

Cada espécie de madeira possui características próprias, que fazem com que ela seja mais indicada para certos tipos de aplicação do que para outros. Isso porque existem fatores como durezaresistênciapesooleosidadeodortrabalhabilidade, entre outros, que fazem com que elas tenham o perfil exato para cada uso.
Uma madeira para telhado, por exemplo, precisa ser resistente, mas não pode ser pesada demais. A madeira para interiores precisa ser resistente, mas pode ser leve, com pouca contração mecânica.

Para uso exterior, ela deve ser forte e resistente.

Para escolher a madeira certa para pergolado, é preciso considerar quais agressões ela irá sofrer. No caso da madeira para pergolado, como ela vai ficar exposta ao tempo (sol, chuva, etc.), sofrendo a ação do calor, da radiação do sol, da umidade, da acidez da chuva, e da estiagem, ela precisa ser bastante resistente à intempéries.
Além disso, a madeira, no ambiente externo, ainda tem maior probabilidade de ser atacada por cupins, formigas, fungos, brocas, traças e outras pragas.

Por isso, a melhor madeira para pergolado é aquela que pode resistir mais tempo a todas essas agressões.
Também precisa ter boa dureza para não empenar com o tempo, e também suportar o peso da estrutura projetada.

Espécies que produzam óleos e substâncias que naturalmente espantam os insetos são muito interessantes para serem utilizadas.
Uma opção é a TECA, que é insubstituível para uso naval, justamente por ser altamente resistente às agressões. A MADEIRA TECA não empena, tem um conservante natural, resiste às mudanças de umidade do ar, à ação do sol, do frio, do calor e da chuva. Aqui no Brasil ela é cultivada em reflorestamento, pois trata-se de uma espécie vinda de fora.

Outras opções igualmente boas de madeira para pergolado:

IPÊ, árvore nativa do Brasil, uma das espécies de madeira de lei (de maior durabilidade) mais utilizadas para áreas exteriores, é densa e pesada, e é muito resistente ao apodrecimento, e por isso pode ser também a ideal para a construção de pergolados.

CUMARU é uma espécie nativa do Brasil que também pode ser empregada em uso externo. Além de sua alta resistência para variações de umidade do ar, o cumaru também resiste ao ataque de insetos, fungos e brocas.

MAÇARANDUBA e a PITOMBA, ambas com características similares às demais madeiras citadas, também têm ótima resistência às intempéries e são ideais para uso externo.

EUCALIPTO e o PINUS também são bastante utilizados na construção de pergolados, mas é preciso que sejam tratados em sistema de autoclave, que previne o apodrecimento.

CEDRO é uma madeira leve e macia, com boa trabalhabilidade.

Algumas Madeiras de Demolição, como a PEROBA e o JATOBÁ, também são excelente opção para compor estruturas.
JATOBÁ é outra boa opção para pergolados, porque é uma madeira dura e compacta, e muito resistente, tanto que é utilizada para fabricação de postes e dormentes, que exigem uma madeira de qualidade superior.
A ITAÚBA também. É dura e pesada.

Outras opções, mais baratas e/ou mais populares, são a GARAPEIRA, a MARACUTIARA, o ANGELIM,  e o TAUARI.